BCA Brasil Chapter é um Departamento Nacional (DN) da ABRAVA 

e membro do Deconcic - Departamento da Indústria da Construção da FIESP

DIA 14 de junho/22 • Parte 1 • São Paulo • Galeria de fotos

A parte 01 do evento aconteceu na sede da ABRAVA, em São Paulo, e contou com 30 participantes, cerca de 90 pessoas online, além de 650 visualizações no YouTube.

Presentes ao 7º Workshop de Comissionamento de Instalações.

Marcos Pereira (Térmica Brasil).

Eduardo Yamada (CTE - Centro de Tecnologia de Edificações).

Maurício Salomão (Somar Engenharia).

Palestrantes dos patrocinadores: Thiago Castilho e Raphael Santos (Soler & Palau/OTAM)

com Weslei Batista (Testo do Brasil).

Marcos Neves (Ferreira Neves Engenharia&Consultoria)

Weslei Batista (Testo do Brasil).

Raphael Santos (Soler & Palau/OTAM).

Thiago Castilho (Soler & Palau/OTAM).

Palestrantes respondem perguntas dos presentes e enviadas online.

Fabio Neves (presidente BCA Brasil) e Marco Antonio Vargas (2º secretário BCA Brasil)

Palestrantes do evento realizado pela BCA Brasil e ABRAVA.

Muito elogiado, o coffee break surpreendeu pelo alto nível.

Ao final do evento, houve sorteio de brindes dos patrocinadores entre os participantes.

Ao final do evento, houve sorteio de brindes dos patrocinadores entre os participantes.

Patrocinadores, copatrocinadores e apoios da parte 01 do 7º Workshop de Comissionamento de Instalações (São Paulo). 

DIA 14 de junho/22 • Parte 1 • São Paulo • Vídeo

Mediador do evento (SP e BH) e debates: Fabio Neves - Presidente da BCA Brasil


Sócio fundador e diretor da Anthares Soluções em HVAC. Presidente em exercício da BCA Brasil Chapter, integra o GTSSP (Grupo de Trabalho em Segurança e Sistemas Prediais) do DECONCIC (Departamento da Indústria da Construção) da FIESP. Pós-graduado em Gestão de negócios, graduado em Engenharia de produção mecânica e formação técnica na área de eletrônica. Professor do Instituto de Graduação e Pós Graduação (IPOG), ministrando a disciplina de Sistemas de HVAC  para turma do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica. Professor-tutor dos cursos livres, curta duração e MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Apresentações (disponíveis para download) 

Fundamentos do Comissionamento

Marcos Pereira  (Térmica Brasil)


Diretor técnico comercial da Térmica Brasil. Engenheiro Mecânico (FAAP) com pós graduação em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI). Associate Member ASHRAE. Membro do subcomitê de exames profissionais ASHRAE e Profissional certificado ASHRAE - Comissioning Proccess Manager Profissional. Membro da ISPE e lider do comitê de Comissionamento e validação no Brasil. Cursos de extensão em qualidade de ar interior no PECE da Escola Politécnica da USP, de equipamentos industriais de desumidificação de ar e controle de ar exterior (Munters, Massaschussets-USA).

Benefícios dos Sistemas de Ventilação

Raphael Santos e Thiago Castilho (Soler & Palau/OTAM)


Raphael Neri dos Santos é Tecnólogo graduado em Tecnologia Mecânica com especialização em Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC-SP) e graduado em Gestão Comercial pela Faculdade de Tecnologia Pastor Enéas Tognini (FATEC Ipiranga). Atualmente estudante do curso técnico de Climatização e Refrigeração na Escola SENAI ‘Oscar Rodrigues Alves’ e Analista Técnico de Vendas Júnior na empresa OTAM/Soler & Palau Ventiladores. Mais de 8 atuando nas áreas de Engenharia de Aplicações e Desenvolvimento, Projetos, Planejamento e Qualidade.

 

Thiago Martins Nogueira de Castilho é formado em Engenharia Civil na Universidade São Judas Tadeu de São Paulo. Atuando há 5 anos no segmento de ventilação e 2 anos na equipe comercial da Soler & Palau/OTAM.

Desvendando o OPR e BOD

Eduardo Yamada  (CTE)


Gerente Técnico de Sistemas Prediais e Associado do CTE - Centro de Tecnologia de Edificações. Engenheiro Civil pela POLI-USP e Mestre em Engenharia de Sistemas Prediais pela mesma instituição. LEED® AP (Accredited Professional) BD+C. Membro e integrante do Comitê Executivo da ASHRAE Brasil Chapter como CTTC Chair (Chapter Technology Transfer Committee). Membro e integrante do comitê diretor do BCA (Building Commissioning Association) Brasil Chapter. Professor nos cursos de especialização e pós-graduação no PECE-USP (Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética), na FAAP (Real Estate & Construction Management) e no Mackenzie (Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo).

Comissionamento do projeto: experiências vividas

Maurício Salomão Rodrigues  (Somar Engenharia)

 

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1990). MBA em Gerenciamento de Condicionamento e Comissionamento, pela FGV. Curso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP). Sócio diretor da Somar Engenharia, atua no ramo de Comissionamento e Certificação de instalações de ar condicionado há 30 anos. Membro do comitê de estudos CE Condicionamento de Ar e Ventilação na área da Saúde do CB-55 da ABNT, para revisão da norma ABNT NBR 7256 – tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).



Implantação: o que e como comissionar?

Marcos Antonio Neves  (Ferreira Neves Engenharia&Consultoria)

 

Engenheiro Mecânico e Eletrotécnico com pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela UNIP e Especialização em Engenharia da Qualidade pela Fundação FTDE/EPUSP. Diretor Técnico e Comercial da empresa FNEC - Ferreira Neves Engenharia e Consultoria, com mais de 30 anos de experiência em gestão de processos da qualidade e comissionamentos em obras de instalações prediais e industriais com participação como Agente de Comissionamento em inúmeros projetos de novas construções e retrofits, várias destas com certificação “LEED” e “AQUA”.

Tecnologias Testo para o comissionamento de instalações

Weslei Batista (Testo do Brasil)

 

Gerente de Mercado HVACR da Testo do Brasil. Possui 12 anos de atuação no mercado HVACR como projetista, engenheiro de aplicação e gerente comercial nos principais players do mercado. Estudou Projetos Mecânicos e Refrigeração pela Fatec. Tem formação técnica em automação industrial e especializações em Ventilação Industrial, Psicrometria e Projetos de Ar-Condicionado.

DIA 18 de outubro/22 • Parte 2 • Belo Horizonte • Galeria de fotos

Remer Olavo, diretor da ABRAVA-MG, durante a abertura do evento em Belo Horizonte, na sede do CREA-MG.

Jorge Luis Gennari, vicepresidente da BCA Brasil e diretor da Mantest SI, expõe a sua palestra no evento.

Thiago Portes, da Comis Engenharia, apresenta palestra no encontro.

Representando a Danfoss, Rodolfo Correa, durante sua palestra.

O presidente da BCA Brasil, Fábio Neves (Anthares) foi o mediador do 7º Workshop, realizado em Belo Horizonte (parte 2) e, anteriormente em São Paulo (parte 1).

Bruno Bonaldi (Evapco) faz sua palestra no evento em Belo Horizonte.

Tomaz Cleto (Yawatz Engenharia) fala das alterações nos Standards e Guidelines sobre Comissionamento da ASHRAE.

Presentes ao evento, que também foi online, acompanham as palestras.

A palestra de José Roberto Borsoi, da B2DC, foi apresentada remotamente

Tomaz Cleto responde perguntas colocadas pelos presentes e espectadores online.

Mesa de debate ao final do evento: Jorge Gennari, Thiago Portes, Fábio Neves e Tomaz Cleto esclarecem dúvidas dos participantes.

Patrocinadores, copatrocinadores e apoios da parte 02 do 7º Workshop de Comissionamento de Instalações da BCA Brasil/ABRAVA (Belo Horizonte-MG). 

DIA 18 de outubro/22 • Parte 2 • Belo Horizonte • Vídeo

Apresentações (disponíveis para download) 

Instalação, operação e os testes funcionais

Jorge Gennari (Mantest Soluções Integradas)


Formado em 1984 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Sistemas de Potência, Jorge Luis Gennari é o fundador e responsável técnico da Mantest Soluções Integradas. Ao longo de 35 anos de vivência em Sistemas Elétricos de Potência, participou de mais de 3 mil intervenções em SEP, a maior parte delas como responsável direto e dezenas de Comissionamentos nos últimos 10 anos. Como ex-presidente e atual vice-presidente do BCA Brasil Chapter, dedica-se a disseminar a atividade de Comissionamento no Brasil.

A importância do balanceamento hidrônico em

sistemas com áqua gelada  -  Rodolfo Correa (Danfoss)


Rodolfo Correa é técnico em eletrônica pela Fundação Instituto de Tecnologia de Osasco. Iniciou a sua carreira na ABB, onde permaneceu por 10 anos atuando no setor de motores e automação. Em 2014, integrou a equipe da Danfoss, trabalhando, inicialmente, no segmento de Drives no desenvolvimento de OEM. Em 2017, recebeu o reconhecimento de "Melhor Crescimento de Vendas" pela Danfoss Drives. E, desde então, atua no segmento de HVAC como especialista de vendas sênior.

Testes integrados aliados ao desempenho

José Roberto Borsoi (B2DC)


Engenheiro Civil, com especialização nas áreas de energia e ar condicionado, atuando há 30 anos na área de infraestrutura para TI (design, construção e operação de Data Centers - DC) tendo participado de mais de 110 projetos no Brasil e na América Latina. Foi diretor de empresas de grande porte especializadas em infraestrutura de missão crítica, pioneiro no Brasil no uso de software de Dinâmica de Fluído Computacional (CFD) para projeto de instalações de ar condicionado e na implementação da metodologia de cálculo de confiabilidade para o projeto de instalações elétricas de DC. Criou a primeira equipe brasileira especializada no comissionamento multidisciplinar de DC, já tendo realizado mais de 100 projetos de comissionamento e retrocomissionamento, incluindo todos os DC com certificação de TIER IV pelo UpTime Institute no país.

Standards e Guidelines sobre Cx da ASHRAE - Revisão e Expansão

Tomaz Cleto (Yawatz Engenharia)

Engenheiro mecânico, empresário e consultor técnico pela Tomaz Cleto Yawatz Engenharia, membro da ASHRAE (American Society of Heating Refrigerating and Air Conditioning Engineers), do IIF (Institut International du Froid), ISA (Instrumentation, Systems and Automation Society), e ANPRAC (Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado). Primeiro presidente da BCA Brasil Chapter, foi vice-presidente do conselho consultivo do Instituto Brasileiro do Frio (IBF), além de coordenador executivo do comitê de refrigeração industrial.


Novas tecnologias aplicadas ao Comissionamento

Thiago Portes (Comis Engenharia) 


Engenheiro Eletricista e de Controle e Automação pela PUC-MG, com MBAs em Gestão de Projetos e em Edificações Sustentáveis. Diretor Executivo da Comis Engenharia desde 2011, trabalhando com Comissionamento, análise de desempenho e TAB em sistemas de HVAC e automação predial em mais de 200 empreendimentos em todo o Brasil. É um dos quatro profissionais brasileiros certificados em Comissionamento Predial (BCxP) pela ASHRAE e é acreditado LEED AP O+M (Operação e Manutenção) pelo USGBC. Membro da ASHRAE desde 2013, com participação ativa na gestão do ASHRAE Brasil Chapter, tendo ocupado o cargo de Presidente da gestão 2019-2020. Atualmente é Vice Diretor de Transferência de Tecnologia da RegiãoXII da ASHRAE (América Latina e Florida-USA).

Torres de resfriamento: do projeto ao Comissionamento

Bruno Bonaldi (Evapco)

 

Bruno Bonaldi é formado em Automação Industrial pelo Instituto Federal de São Paulo, Especialista em Refrigeração e Ar Condicionado pela FEI e MBA pela FGV-SP, atuo a 15 anos no segmento sendo 10 anos dedicados a engenharia de aplicação e vendas para projetos de Refrigeração Industrial, Ar Condicionado, Energia e Processos Industriais em toda a América do Sul.

O Comissionamento e seus benefícios

Fábio Neves (Anthares)

 

Sócio fundador e diretor da Anthares Soluções em HVAC. Presidente em exercício da BCA Brasil Chapter, integra o GTSSP (Grupo de Trabalho em Segurança e Sistemas Prediais) do DECONCIC (Departamento da Indústria da Construção) da FIESP. Pós-graduado em Gestão de negócios, graduado em Engenharia de produção mecânica e formação técnica na área de eletrônica. Professor do Instituto de Graduação e Pós Graduação (IPOG), ministrando a disciplina de Sistemas de HVAC para turma do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica. Professor-tutor dos cursos livres, curta duração e MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Gerenciado por Teor Serviços © BCA e BCA Brasil, todos os direitos reservados