BCA Brasil Chapter é um Departamento Nacional (DN) da ABRAVA 

e membro do Deconcic - Departamento da Indústria da Construção da FIESP

DIA 16 de maio/23 • Parte 1 • São Paulo • Galeria de fotos

Participantes inscritos chegam à recepção do auditório do 4º andar da Fiesp.

Auditório do 4º andar da Fiesp aguarda a presença dos participantes do 8º Workshop BCA-ABRAVA.

Auditório cheio: com a palavra o gerente executivo do Sindratar-SP, Marcelo Mesquita.

Fábio Neves, presidente da BCA Brasil e diretor da Anthares, durante a abertura dos trabalhos.

Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, saúda os participantes na abertura do evento.

Marcelo Mesquita, gerente executivo do Sindratar-SP, destaca a importância do evento e os temas abordados pelos palestrantes.

Mauricio Salomão Rodrigues, diretor da Somar Engenharia (copatrocinador), apresenta a primeira palestra do evento.

Representando o patrocinador Klimatix, Henrique Ziroldo de Araujo faz a exposição de sua palestra.

Palestrante Marcos Antonio Vargas Pereira, diretor da Térmica Brasil e 2º Secretário da BCA Brasil.

Uma pausa para o coffee break e intercâmbio de informações.

O engenheiro Luiz Eduardo Salsa Fonseca, da Daikin (patrocinador) faz a sua apresentação.

Discussão sobre os temas abordados entre palestrantes e participantes.

Jorge Luis Gennari, vicepresidente da BCA Brasil e diretor da Mantest, inicia sua palestra abordando casos reais de comissionamento.

Acompanhando as palestras: Arnaldo Basile (ABRAVA), Jorge Gennari (BCA Brasil), Marcelo Mesquita (Sindratar-SP) e Fábio Neves (BCA Brasil), da esquerda p/ a direita.

Vinícius Ramires Costa, da Anthares (patrocinador), faz a exposição de sua palestra.

José Roberto Borsoi (B2DC) aborda os aspectos do Comissionamento 2.0.

8° Workshop BCA-ABRAVA - Comissionamento 2.0: Conceitos e Aplicações.

Alexandre Marcelo Lara (A&F Partners Consulting) palestra sobre comissionamento, investidores e usuários.

Palestrantes discutem os temas abordados com os participantes do evento.

Logotipos da realização, correalização, patrocinadores, copatrocinador, apoios e mídia parceira do 

8° Workshop BCA-ABRAVA - Comissionamento 2.0: Conceitos e Aplicações.

DIA 14 de maio/23 • Parte 1 • São Paulo  -  Abertura -  Áudios

Mediador do evento e debates: Fabio Neves - Presidente da BCA Brasil


Sócio fundador e diretor da Anthares Soluções em HVAC. Presidente em exercício da BCA Brasil Chapter, integra o GTSSP (Grupo de Trabalho em Segurança e Sistemas Prediais) do DECONCIC (Departamento da Indústria da Construção) da FIESP. Pós-graduado em Gestão de negócios, graduado em Engenharia de produção mecânica e formação técnica na área de eletrônica. Professor do Instituto de Graduação e Pós Graduação (IPOG), ministrando a disciplina de Sistemas de HVAC  para turma do MBA em Gestão Industrial Farmacêutica. Professor-tutor dos cursos livres, curta duração e MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Arnaldo Basile - Presidente da ABRAVA

Marcelo Mesquita, gerente executivo do Sindratar-SP

Apresentações (disponíveis para download) - Áudios

Fundamentos do Comissionamento

Maurício Salomão Rodrigues  (Somar Engenharia)

 

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1990). MBA em Gerenciamento de Condicionamento e Comissionamento, pela FGV. Curso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP). Sócio diretor da Somar Engenharia, atua no ramo de Comissionamento e Certificação de instalações de ar condicionado há 30 anos. Membro do comitê de estudos CE Condicionamento de Ar e Ventilação na área da Saúde do CB-55 da ABNT, para revisão da norma ABNT NBR 7256 – tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).



O que não fazer! 

Lições aprendidas no sistema de HVAC - Prédio ADM Mecalor

Henrique Ziroldo de Araujo  (Klimatix)


Coordenador de projetos Turn Key, linha Klimatix, projetos hospitalares e industriais.

Engenheiro Mecânico (Uninove). Pós-Graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética em Sistemas de Climatização pelo SENAI - Oscar Rodrigues Alves.

O agente comissionador e a formação da equipe de comissionamento

Marcos Pereira  (Térmica Brasil)


Diretor técnico comercial da Térmica Brasil. Engenheiro Mecânico (FAAP) com pós graduação em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI). Associate Member ASHRAE. Membro do subcomitê de exames profissionais ASHRAE e Profissional certificado ASHRAE - Comissioning Proccess Manager Profissional. Membro da ISPE e lider do comitê de Comissionamento e validação no Brasil. Cursos de extensão em qualidade de ar interior no PECE da Escola Politécnica da USP, de equipamentos industriais de desumidificação de ar e controle de ar exterior (Munters, Massaschussets-USA).

Proteja seu investimento com instalacães eficientes

Luiz Eduardo Salsa Fonseca (Daikin)

 

Engenheiro (Escola de Engenharia Mauá), com pós-graduação em Administração de Empresas e Gestão de Projetos. Trabalhou em diversas empresas multinacionais fabricantes de equipamentos de ar condicionado, fabricantes de eletrônicos e empresas de instalação. Experiência em grandes projetos para implementação de soluções de HVAC e sistemas eletrônicos prediais. Atualmente integra a equipe de engenharia de aplicação da Daikin, uma das principais empresas de HVAC do mundo, atuando diretamente com empresas de projetos.

Mesa-redonda com perguntas e respostas (parte da manhã) - Áudio

Comissionamento: casos reais

Jorge Gennari (Mantest Soluções Integradas)


Formado em 1984 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Sistemas de Potência, Jorge Luis Gennari é o fundador e responsável técnico da Mantest Soluções Integradas. Ao longo de 40 anos de vivência em Sistemas Elétricos de Potência, participou de mais de 3 mil intervenções em SEP, a maior parte delas como responsável direto e dezenas de Comissionamentos nos últimos 12 anos. Como ex-presidente e atual vice-presidente do BCA Brasil Chapter, dedica-se a disseminar a atividade de Comissionamento no Brasil.

Retrocomissionamento: um estudo de caso

Vinicius Costa (Anthares Soluções em HVAC) 


Engenheiro de automação, com mais de 17 anos de experiência com atuação na área de prestação de serviço para sistemas de HVAC. Formado na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialização em Gestão de Energia e Eficiência Energética em Sistemas de Climatização, pelo SENAI. Sócio e diretor comercial da Anthares e membro da diretoria de uma franquia Energy Brasil, empresa do segmento de energia fotovoltaica.

Comissionamento x comissionamento 2.0: o que muda?

José Roberto Borsoi (B2DC)

 

Engenheiro Civil, com especialização nas áreas de energia e ar condicionado, atuando há 30 anos na área de infraestrutura para TI (design, construção e operação de Data Centers - DC) tendo participado de mais de 110 projetos no Brasil e na América Latina. Foi diretor de empresas de grande porte especializadas em infraestrutura de missão crítica, pioneiro no Brasil no uso de software de Dinâmica de Fluído Computacional (CFD) para projeto de instalações de ar condicionado e na implementação da metodologia de cálculo de confiabilidade para o projeto de instalações elétricas de DC. Criou a primeira equipe brasileira especializada no comissionamento multidisciplinar de DC, já tendo realizado mais de 100 projetos de comissionamento e retrocomissionamento, incluindo todos os DC com certificação de TIER IV pelo UpTime Institute no país.

Comissionamento na visão de investidores e usuários

Alexandre Marcelo Lara (A&F Partners Consulting)


Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção Mecânica graduado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI), Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela UNISANTA em convênio com o IBAPE-SP, membro associado da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e colaborador em diversos grupos de trabalho de entidades do setor técnico como a ABNT, IBAPE e BCA - Chapter Brasil. Há 36 anos no mercado, atuou em diversos projetos de implantação e remodelação da operação e manutenção predial em diversos segmentos do mercado de edifícios comerciais e corporativos. Possui 15 anos de experiência na gestão integrada de comissionamentos e entregas técnicas de sistemas e instalações. É diretor técnico da A&F Partners Consulting.

Mesa-redonda com perguntas e respostas (parte da tarde) - Áudio

Gerenciado por Teor Serviços © BCA e BCA Brasil, todos os direitos reservados