A BCA Brasil Chapter e a ABRAVA promoveram em São Paulo, dia 23 de outubro/2019, o 4º Workshop de Comissionamento de Instalações. Esta edição abordou principalmente o Comissionamento na área da saúde. Patrocinado pelas empresas American Air Filter, Innovative, Munters e Oventrop, o evento lotou o auditório da ABRAVA.

As palestras difundiram experiências (cases) e reforçaram os principais conceitos e as melhores práticas de Comissionamento a serem adotadas em diferentes situações.

Galeria de Fotos

Apresentações (disponíveis para download)

Importância do Comissionamento Técnico na área Hospitalar

Heitor Akira Kuramoto

 

Engenheiro eletricista, formado pela FESP (Faculdade de Engenharia São Paulo), pós graduado em Engenharia Clínica pela UNICAMP (Universidade de Campinas) e MBA Executivo em Gestão da Saúde pelo Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).  Ao longo dos 30 anos de carreira na área Hospitalar, atuou na gestão das engenharias do Hospital Israelita Albert Einstein, Beneficiência Portuguesa de São Paulo e do Instituto do Câncer de São Paulo, onde atualmente ocupa o cargo de diretor de engenharia.

BAIXAR AQUI

Controle de Umidade em Ambientes Hospitalares -

Premissas de Projeto Aplicadas na QAI

Murilo Leite  (Munters)

 

Engenheiro mecânico pela Universidade Estadual Paulista. Há 10 anos na Munters como Engenheiro de Vendas e Aplicação, desenvolvendo soluções de climatização e tratamento de ar com eficiência energética para diversos setores das indústrias farmacêutica, alimentícia, siderúrgica, eletrônicos e data centers. Especializado em refrigeração comercial, controle de umidade e climatização de ambientes de missão crítica.

BAIXAR AQUI

Projetos de Instalações Hospitalares

Salim Lamha Neto

Engenheiro industrial, modalidade mecânica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Graduado no curso intensivo de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), sócio fundador da MHA Engenharia; sócio fundador, ex-presidente e membro permanente do Conselho da ABDEH- Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, coordenador científico e palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais sobre engenharia e arquitetura hospitalar, professor na pós graduação em Arquitetura Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein.

BAIXAR AQUI

Comparativos de eficiência e comissionamento em empreendimentos existentes

Eduardo Yamada e José Roberto Borsoi

 

Eduardo Yamada - Gerente técnico de sistemas prediais do CTE. Engenheiro civil e mestre em engenharia de sistemas prediais pela Escola Politécnica da USP. Professor do curso de especialização do PECE-USP “Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética”. Especialista em projetos e implementação de Comissionamento das instalações visando a sustentabilidade e eficiência energética dos sistemas prediais elétricos, ar condicionado e ventilação mecânica, automação predial, iluminação e sistemas hidráulicos.

 

José Roberto Borsoi - Engenheiro civil pela Universidade de Guarulhos. Mais de 30 anos de experiência na  área de engenharia e tecnologia da informação, atuando  em empresas de tecnologia, na gestão, projeto e manutenção de infraestrutura de missão crítica, e em empresa própria de serviços especializados de engenharia para data centers, tais como, projetos, consultoria, avaliações, comissionamento e simulação de funcionamento de sistemas de ar condicionado utilizando software de Dinâmica de Fluído Computacional (CFD).

 

BAIXAR AQUI

Atualização da norma NBR 7256 -

Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS)

Maurício Salomão Rodrigues  (Somar Engenharia)

 

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1990). MBA em Gerenciamento de Condicionamento e Comissionamento, pela FGV. Curso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP). Sócio diretor da Somar Engenharia, atua no ramo de Comissionamento e Certificação de instalações de ar condicionado há 27 anos. Membro do comitê de estudos CE Condicionamento de Ar e Ventilação na área da Saúde do CB-55 da ABNT, para revisão da norma ABNT NBR 7256 – tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).

BAIXAR AQUI

Normalização em Facility Management - ISO-41.000

Moacyr Alves da Graça

 

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis, Doutor em Engenharia Urbana e de Construções Civis, pela Escola Politécnica da USP, na qual é professor desde 1975. Fundou e dirigiu diversas empresas de engenharia por mais de 30 anos. Administrador Regional de Alphaville/Tamboré (1998-2005), Idealizou e coordena o MBA/USP - Gerenciamento de Facilidades desde 2002. Recebeu o prêmio ABRAFAC-Associação Brasileira de Facilities na categoria Estudos e Pesquisas (2007). Representante da América Latina na Comissão do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction: W070 - Facilities Management and Maintenance. Coordenador da Comissão de Estudos Especiais CEE-267 Facility Management, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Membro do Comitê Técnico TC-267 Facility Management, da ISO - International Organization for Standardization. Diretor da empresa APEX - Engenharia do Ambiente Construído, atuando em consultoria sobre Gerenciamento de Ativos Imobiliários para organizações de diversos segmentos da sociedade.

BAIXAR AQUI

Atualização da norma NBR 7256 -

Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS)

Alex Anderson Altheman  (American Air Filter)

 

Engenheiro de Produção, MBA em Gerenciamento de projetos e pós-graduado em Gestão Comercial.

Atua no mercado de filtragem de ar há mais de 6 anos, com trabalhos desenvolvidos para aumento de performance e redução de custos operacionais. Atualmente é Gerente Técnico na American Air Filter.

BAIXAR AQUI

Comissionamento de Instalações Hidráulicas

Maria Isabel Teixeira

 

Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e sob a orientação do professor Orestes Gonçalves, a engenheira Maria Isabel Rodrigues Teixeira defendeu a dissertação de mestrado “Comissionamento dos Sistemas Prediais Hidráulicos em Edifícios Multipavimentos”, realizada no ConstruInova – Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil. Com foco no Comissionamento, a dissertação em questão dissemina conhecimento que pode contribuir para que os processos construtivos sejam mais eficientes.

BAIXAR AQUI

Comissionamento Elétrico de uma FPSO: a experiência chinesa

Jorge Luiz Gennari

 

Formado em 1984 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Sistemas de Potência, Jorge Luis Gennari é o fundador e responsável técnico da Mantest Engenharia Elétrica. Ao longo de 30 anos de vivência em Sistemas Elétricos de Potência, participou de mais de 3 mil intervenções em SEP, a maior parte delas como responsável direto e dezenas de Comissionamentos nos últimos 8 anos. Como ex-presidente e atual vice-presidente do BCA Brasil Chapter, dedica-se a disseminar a atividade de Comissionamento no Brasil.

BAIXAR AQUI

                     Importância do Balanceamento Hidrônico no Comissionamento e Eficiência do HVAC

Ricardo Suppion  (Oventrop)

 

Engenheiro Mecânico, formado pela Escola de Engenharia Mauá, com mais de 25 anos de experiência em sistemas de ar condicionado e mais de 15 anos trabalhando com balanceamento hidrônico. Atualmente é  responsável por todo suporte técnico e comercial da empresa Oventrop no Brasil, Argentina, Chile, Uruguay e Paraguay. Membro da ASHRAE desde 2007.

BAIXAR AQUI

Manual de boas práticas de Comissionamento - BCA

Luis Augusto Pompeu e Marcos Vargas

 

Luis Augusto Pompeu - É engenheiro eletricista com 25 anos de experiência profissional, sócio diretor da LCS Link Engenharia, atua no Comissionamento de missão crítica, incluindo instalações industriais, prediais e data centers, automação de sistemas, sistemas de proteção elétrica e redes de comunicação. Atua focado no estado da arte e nas entregas aos clientes.

 

Marcos Vargas - Diretor técnico comercial da Térmica Brasil. Engenheiro Mecânico (FAAP) com pós graduação em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI). Associate Member ASHRAE. Membro do subcomitê de exames profissionais ASHRAE e Profissional certificado ASHRAE - Comissioning Proccess Manager Profissional. Membro da ISPE e lider do comitê de Comissionamento e validação no Brasil. Cursos de extensão em qualidade de ar interior no PECE da Escola Politécnica da USP, de equipamentos industriais de desumidificação de ar e controle de ar exterior (Munters, Massaschussets-USA).

 

BAIXAR AQUI

Gestão do empreendimento usando BIM

Guilherme Augusto Neves

 

BAIXAR AQUI

Guilherme Augusto de Brito Neves é Diretor de Tecnologia e Gestor na Implementação BIM (Modelagem da Informação da Construção) na MHA Engenharia, Gestor para os Sistemas de Gestão Integrada e Gestor para o Sistema de Controle de Custo Aplicado a Projetos.